Manutenção do painel de transferência automática

Quando o painel de transferência automática precisa de manutenção?

É sabido que a instalação do painel de transferência automática para geração de energia elétrica auxiliar deve ser feita por profissionais especializados, bem como o próprio equipamento deve estar em conformidade com as normas da ABNT, em hospitais e clínicas. Mas como garantir que o painel continuará sendo um recurso seguro com o passar do tempo?

Anomalias na tensão do gerador de alimentação do terminal de saída, falhas na fiação e fusível queimado, por exemplo, podem impedir a transferência da carga para conectar com o gerador, entre outros pequenos problemas de grandes consequências. Portanto, considerando que os reveses podem ter as mais diversas origens e ocorrer quando menos se espera, é fundamental criar uma rotina contínua de manutenção preventiva.

Por isso, o ideal é diariamente monitorar as linhas de controle, os cabos de alimentação e os terminais, além dos cabos fichas de conexão, para se certificar de que estão fixos; periodicamente verificar a carga da bateria; e sempre contar com profissionais qualificados para fazer auditorias preventivas e eliminar riscos, resolvendo problemas elétricos antes mesmo que se manifestem. 

Share this content: