Consequências da falta de dispositivos de proteção

Vale a pena esperar o acidente para lembrar da prevenção?

Ainda que o sistema de energia elétrica hospitalar esteja dentro dos parâmetros pré-estabelecidos pelas normas da ABNT, se não houver uma proteção específica para cada tipo de instalação, um evento externo  ou interno pode causar desequilíbrio nos circuitos elétricos com danos irreparáveis. Como em tempestades com raios, que podem gerar instabilidade e surto na rede elétrica.

Imagine uma área com equipamentos de alta voltagem sem a atuação de disjuntores para desarmar o circuito em caso de sobrecorrente e sem permitir uma manobra para manutenção! Ou aparelhos eletromédicos que não têm dispositivos de proteção dimensionados corretamente  para impedir um curto-circuito por superaquecimento… Até mesmo áreas com menor tensão nas instalações elétricas precisam das proteções, sob a pena de ter aparelhos queimados!

Esses dispositivos podem até passar despercebidos enquanto tudo está funcionando bem, mas são os que “salvam” quando as outras medidas de segurança não conseguem evitar o incidente elétrico. Por isso é importante, de tempos em tempos, fazer uma auditoria elétrica para identificar desgastes dos equipamentos de proteção e os pontos vulneráveis para a devida proteção.

Share this content: